Organização de Casamentos: 7 oportunidades para lucrar nesse mercado

Organização de Casamentos: 7 oportunidades para lucrar nesse mercado

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O mercado de casamentos é um dos setores que mais movimentam a economia brasileira. De acordo com o  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), houve um total de 1.106.440 de casamentos no ano de 2014 no Brasil.

Uma prática comum entre os fornecedores de serviços é manter o preço sem acompanhar o ritmo da inflação, pois assim podem oferecer vantagens aos noivos.

Isso porque, apesar de não sofrer tanto com a crise como outros setores, o mercado de casamento mudou: muitos noivos estão adaptando o orçamento de acordo com as circunstâncias. Dentre as alternativas encontradas, se apresentam:

  • Cerimônias intimistas;
  • Número enxuto de convidados;
  • Casamentos colaborativos (madrinhas e padrinhos participam na elaboração de itens do buffet, por exemplo);
  • Elaboração caseira de decoração e brindes;
  • Compras pela internet.

Por trás de uma cerimônia de casamento, são estimados de 38 a 42 serviços diferentes envolvidos. Embora existam inúmeras oportunidades para empreender, esse mercado é altamente dinâmico e pulverizado, cuja concorrência é acirrada.

Se você decidiu se aventurar nesse ramo, deve saber que é preciso acompanhá-lo de perto, entender as reais necessidades dos seus clientes e inovar. Caso contrário, sua empresa pode ser facilmente substituído e “espremido” por seus concorrentes.

Confira sete oportunidades para lucrar no mercado de casamento e não ser esquecido por seus clientes.

1) Marque presença na internet

Faça sua fanpage no Facebook e um Instagram para seu produto/serviço. Crie um blog para interagir com seus clientes e produzir conteúdo sobre o seu assunto. Se possível, contrate um profissional especialista em Marketing Digital para ajudá-lo e orientá-lo.

2) Seja especialista no que faz

Em meio a tantas informações e empresas, o foco se apresenta como ótima oportunidade.

Você até pode oferecer diversas soluções para seus clientes, mas precisa focar em determinada atuação para que reconheçam sua empresa e a tenham como referência em determinado tipo de produto ou serviço.

Ex.: se você faz bolos para casamento, qual a sua especialidade? “Bolos fake” ou bolos que são incluídos no buffet?

3) Renove suas ideias

Esteja sempre mais informado que o cliente. Se você não se atualiza, não estará pronto para atender às novas solicitações de maneira rápida. Leia sobre o mercado, realize treinamentos, participe de eventos do setor e esteja sempre antenado.

4) Participe de feiras e exposições

Networking é tudo. Em eventos do mercado de casamento, você realiza contato com fornecedores, clientes e demais stakeholders, analisa seu concorrente, gera maior exposição a sua marca, confere as tendências do setor e prospecta clientes certos.

Uma das maiores exposições de casamento de Minas Gerais acontece em agosto.

5) Estabeleça parcerias

Procure por empresas que estejam dispostas a estabelecer parcerias. Diversos empreendedores encontram nessa alternativa uma maneira de se destacar no mercado e ser reconhecido.

Pesquise por empresas do ramo próximas a você e reflita sobre propostas. Descontos para novos clientes que chegarem a você pela empresa parceira ou benefícios para clientes que fecharem com você e com a empresa parceira são os modelos de parceria mais praticados.

6) Trabalhe com modelos de negócio que deram certo

As megastores, por exemplo, fazem parte de um modelo de negócio que já provou seu valor. Não é à toa que empresas como Petz, Leroy Merlin, Etna e Lojas Americanas ganharam o coração dos consumidores mineiros.

Isso porque alcançam uma nova experiência de compra: fornecem tudo o que o cliente precisa em um só lugar, de maneira segura e dinâmica.

Os fornecedores dessas megastores obtêm clientes segmentados e maior capital de giro sem a dor de cabeça que um ponto comercial normalmente traz.

7) Alie-se a empresas fortes do setor

Aliar-se a empresas de autoridade no mercado é a principal alternativa encontrada por empreendedores, principalmente aqueles de pequeno e médio porte.

Você já sai à frente, pois uma marca sólida traz consigo clientes fiéis (que realizam a propaganda da marca indicando para outras pessoas), garantia de capital de giro e estrutura completa de vendas (desde a logística ao relacionamento com o cliente).

Essa foi a principal oportunidade percebida pelos empresários de Minas Gerais perante à inauguração da megastore da empresa 1001 Festas no centro de Belo Horizonte que ocorrerá em julho.

Fornecedores de festas e eventos estão sendo atraídos pela possibilidade de expandir seu negócio no que será o maior pólo de fornecedores do País. Descubra as estratégias dos empreendedores mineiros.

Agora se você procurar uma oportunidade que ofereça todas essas vantagens, com excelente custo de locação, temos a solução ideal: conheça a MegaStore 1001 Festas:

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