11 ideias de marketing para empresas de festas e eventos

11 ideias de marketing para empresas de festas e eventos

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Você investe seu dinheiro em uma empresa de festas e eventos. Afinal, esse mercado é promissor, recheado de oportunidades e um dos poucos que não sofre de maneira massacrante com a crise.

Aí, você contrata profissionais, estrutura seu financeiro, implanta procedimentos de controle de qualidade e pronto: agora vai conquistar o mercado. Certo? Errado. Impossível sobreviver em um mercado esmagador como o de eventos e festas sem um planejamento de marketing.

Se os clientes não conseguem encontrar você, simplesmente irão sanar suas necessidades e desejos nos concorrentes e você será fatalmente substituído. Pequenas e médias empresas investem, normalmente, de 3% a 5% do faturamento em marketing.

O empresário americano e fundador da Ford Motor Company, Henry Ford, dizia: “Se eu tivesse um único dólar, investiria em propaganda”. Não foi à toa que um dos homens mais bem-sucedidos do mundo chegou a essa conclusão.

A verdade é que não investir nesse recurso é basicamente um “barato que sai caro”, cujas consequências podem ser irreversíveis.

O Marketing é vital para a conquista e manutenção de clientes.

Alexandre Tadeu da Costa, presidente da Cacau Show, a maior  rede de franquias de chocolate do mundo, trabalha constantemente na renovação de suas estratégias de marketing. Prova disso é a sua forte presença nas mídias sociais. Só no Facebook, são 5 milhões de seguidores.

Uma farmácia localizada no Centro de Curitiba-PR poderia ter passado despercebida se não fosse o pensamento visionário de Miguel Krigsner. Pesando os prós e contras do nicho de mercado, retomou, para a área dermatológica, o conceito de preparar fórmulas – prescritas pelos médicos em composições específicas para cada paciente. Daí veio a ideia da formulação de cremes, loções e xampus personalizados. Assim surgiu O Boticário, que hoje possui faturamento de nada menos que R$ 11,4 bilhões.

Listamos aqui 11 ideias de marketing para você praticar em seu negócio e garantir seu espaço.

1) Escreva um texto sobre sua empresa

Liste seus produtos e serviços e defina-se. É importante saber o porquê da sua existência e quais são seus principais objetivos. Tudo isso precisa estar claro para o cliente.

2) Tenha cartão de visita

Em qualquer lugar que estiver pode ser que encontre um potencial cliente. Esteja com o cartão de prontidão e peça permissão para deixar em alguns lugares que seu público frequenta.

3) Faça um site

Na era da informação, não ter um site é o mesmo que não existir. Você pode criar seu próprio site gratuitamente. A presença online é fundamental para passar credibilidade e alcançar maior número de pessoas.

4) Tenha um portfólio

Seus potenciais clientes irão questioná-lo sobre sua experiência e precisarão “ver para crer” em seu trabalho. Registre suas atividades: exposição de produtos, clientes que atendeu, eventos dos quais participou, dentre outros.

5) Forneça amostras grátis

Se possível, ofereça ao seu cliente pequenas degustações do seu serviço ou produto. Esse contato é essencial para que ele adquira confiança em

6) Tenha um espaço físico

Dentro das suas possibilidades, ter um espaço físico gera confiabilidade e referência. Só de saber que, se precisar, o consumidor pode procurá-lo neste espaço físico, traz segurança para realizar a contratação.

7) Crie um programa de engajamento

Promoções como “se indicar a um amigo, ganha tantos % de desconto”, “clientes possuem x% de desconto” ou “compre outro e ganhe 50% de desconto” são ótimas jogadas para que seu cliente compre mais de você.

8) Cuide do ambiente da sua loja

Melhore a fachada, mantenha o ambiente limpo e que proporcione fácil circulação. Deixe os produtos expostos harmonicamente e distribua os móveis de maneira que o cliente consiga ter ampla visão do espaço.

9) Participe de feiras e exposições do setor

Essa é a oportunidade de atingir os clientes certos, expor sua marca, acompanhar as tendências do mercado e realizar possíveis parcerias com stakeholders.

10) Esteja atento às novidades do mercado

Você sabe qual empresa abriu e qual fechou? Sabe quais são as concorrentes entrantes, os principais nomes do mercado e as maiores parcerias estabelecidas? Está atento às tendências e às mudanças de hábito dos consumidores? Leia sempre e procure se atualizar.

11) Explore as oportunidades: alie-se a empresas fortes do setor

Não há mal algum em pegar carona no sucesso das gigantes do mercado. Muito pelo contrário. Fornecedores estão vendo a possibilidade de se expandir expondo seus produtos e serviços em lojas especializadas do seu ramo.

Exemplo disso é o rumor causado pela vinda a Belo Horizonte da maior megastore do Brasil de produtos e serviços de festas. A inauguração será em julho e os empresários estão de olho na oportunidade.

Se você quer fazer parte desse mercado com sucesso, junto com uma marca já consagrada no mercado e excelente preço de locação, conheça a MegaStore 1001 Festas:

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