Crise em MG: Empresários do mercado de festas e eventos contam suas estratégias

Crise em MG: Empresários do mercado de festas e eventos contam suas estratégias

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Enquanto a economia brasileira não passa pelo seu melhor momento, o setor de festas não sofre da mesma maneira que os demais, e até apresenta crescimento.

Isso porque lida com os sonhos e desejos das pessoas. Empresas do segmento estão expandindo e diversificando a atuação a partir da abertura de novos negócios.

Esse mercado não para, afinal, a vida é uma só, não é mesmo? Decoração, buffet, filmagem, música, doces artesanais, drinks. Esses são apenas alguns dos inúmeros serviços, desde o mais simples até os mais sofisticados, disputando espaço.

Como o mercado é altamente concorrido e os clientes reduziram a contratação de itens em suas festas, os empresários elaboraram estratégias para serem vistos.

Antes as pessoas realizavam festas para um número grande de convidados, mas agora esse número caiu. Os consumidores pensam duas vezes para fechar qualquer contratação de serviço. Comparam preços, negociam e estão cada vez mais informados.

Confira as principais estratégias desses empresários.

1) Focar no excelente atendimento

O atendimento está diretamente ligado à taxa de conversão de vendas. A TNS InterScience realizou uma pesquisa em 2015 com 1.250 consumidores sobre preferências do consumidor e os resultados apontam que 51% dos entrevistados prezam primeiramente pelo atendimento.

O cliente precisa de orientação para conseguir solucionar seu problema. E é você quem deve mostrar como pode ajudá-lo e por que seu serviço ou produto é a alternativa ideal para ele naquele momento.

2) Inovar: oferecer produtos novos

O cliente gosta de ser surpreendido. Essa surpresa pode se tornar o seu grande diferencial competitivo. Você conseguirá inovar quando entender seu cliente e estar sempre à frente das suas necessidades.

Exemplo: um dos temas do momento é a prática de ações sustentáveis e o respeito aos animais e à natureza. Já parou para pensar em lembrancinhas relacionadas ao meio ambiente?

3) Neuromarketing como ferramenta do momento

O Neuromarketing é um campo de estudo recente do marketing que analisa a essência do comportamento do consumidor.

Sabe-se, a partir dessa ciência, que o processamento cerebral está submetido ao viés da comparação, ou seja, o cérebro compara e vasculha semelhanças e diferenças.

Baseando-se nesse princípio e em outros fenômenos biológicos que desencadeiam estímulos positivos (que reforçam uma recompensa ou prazer), algumas estratégias são utilizadas com o  objetivo de estimular a “compra”:

  • Estímulos olfativos (cheiros);
  • Estímulos sonoros (músicas);
  • Estímulos gustativos (degustações);
  • Estímulo tátil (pegar no produto).

É preciso inovar, sair da zona de conforto para conquistar os clientes. Atenta às tendências do mercado, a 1001 Festas inaugurará em julho deste ano o maior shopping de produtos e serviços para festas do Brasil.

Com isso, empresários de Minas Gerais estão percebendo a possibilidade de migrar para um mercado especializado e aproveitar a oportunidade de nicho. O fluxo de clientes segmentados das lojas da 1001 Festas é, em média, de 2 mil visitantes por dia.

O intuito é proporcionar aos consumidores uma nova experiência de compra, onde ele esteja por dentro das novidades do mercado, seja bem atendido e estimulado a realizar a contratação dos serviços e produtos da sua festa em um só local.

Dentre os empreendedores envolvidos no negócio, estão empresas fornecedoras de:

  • Buffet (popular, japonês, mexicano e outros);
  • Cerimonial;
  • Brindes personalizados (chinelos, canecas, copos, biscuits e outros);
  • Comidas caseiras e artesanais (churros, coxinha, brigadeiro, bem casado e bolo);
  • Convites;
  • Decorações diversas (cenário, tendas, tapetes, flores);
  • Drinks (barman, bebidas finas e distribuidores de bebidas);
  • Fotografia e filmagem;
  • Lembrancinhas prontas e personalizadas;
  • Mobiliário (aluguel de mobiliário, vasilhames, toalhas de mesa e outros);
  • Música (som, iluminação e DJ);
  • Recreação/animação;

Entenda a reação dos fornecedores locais diante deste marco!

Se você está procurando a melhor forma de investir no mercado de festas e eventos com excelente custo-benefício, é hora de conhecer melhor a MegaStore 1001 Festas e ter um estande no maior pólo desse mercado:

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