Belo Horizonte inaugurará o maior shopping de produtos e serviços para festas do Brasil

Belo Horizonte inaugurará o maior shopping de produtos e serviços para festas do Brasil

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Se você trabalha no ramo de festas, precisa saber dessa novidade que chega a Belo Horizonte e o que isso tem a ver com as mudanças do mercado!

Em consonância com as transformações do mercado e a constante mutação do comportamento do consumidor, a empresa 1001 Festas inaugurará em julho deste ano, na capital mineira, a maior megastore de produtos e serviços para festas do Brasil.

Comércio varejista aponta crescimento

Apesar dos tempos instáveis na economia, as vendas no comércio varejista cresceram 3,3% no primeiro trimestre de 2017 ante o quarto trimestre de 2016. Pode parecer que não, mas a conjectura é de crescimento.

De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), a confiança do empresário do comércio subiu em maio ao alcançar 103 pontos e firmar-se na zona positiva conquistada em abril (102,3 pontos).

“Os comerciantes começam a enxergar sinais de retomada lenta e gradual das vendas, influenciada principalmente pela queda dos preços do varejo e pela trajetória de redução das taxas de juros”, disse Izis Ferreira, economista da CNC, em comentário escrito em nota distribuída pela entidade no mês passado.

O comportamento do consumidor mudou: novas tendências de compra

As principais empresas do País, como a 1001 Festas, têm acompanhado as mudanças no comportamento do consumidor: busca pela praticidade e diversidade de produtos e serviços.

Cada vez mais o cliente deseja independência e praticidade no ato da compra. Aí que se encontra a principal vantagem competitiva de uma Megastore: a capacidade de agregar maior valor do que outras empresas do mesmo ramo:

  • Seus clientes são segmentados (um público com maior necessidade de compra);
  • Possuem desejo de viver a experiência da compra em um só local;
  • São acionados e persuadidos pela sensação usufruída no departamento: show visual que chega a hipnotizar e a provocar a vontade de levar os produtos e serviços para a casa.

Mas não é somente para o cliente que essa tendência de megalojas, advinda de grandes cidades como Nova York, Paris, São Paulo e Rio de Janeiro, traz benefícios.

Seu retorno financeiro é a curto prazo, pois não depende supostamente apenas do capital de giro de um produto ou serviço. E isso também impacta nos empresários que lá expõem seu business.

Além desse conceito de megastore, existe o conceito de store in store – literalmente, “uma loja dentro de outra loja”. Um estabelecimento concede à outra marca um espaço para que seus produtos sejam vendidos, gerando um ponto de venda, o que ajuda a manter o negócio cheio o tempo todo e ainda oferece conveniência aos consumidores.

Principais dificuldades dos empreendedores do mercado de festas

Sabe-se que, atualmente, ser pequeno e médio empreendedor ou autônomo não é uma tarefa fácil. Os tempos não se apresentam tão favoráveis e alguns sonhos como adquirir mais um ponto de apoio de vendas, expandir o negócio ou expor o business, podem se tornar cada vez mais distantes, não é mesmo?

Além de serem, muitas vezes, espremidos pelos grandes varejistas, esses empreendedores sentem-se inseguros em investir logo num momento ainda instável da economia, apesar do lento crescimento.

Afinal, os riscos são vários, sendo os principais:

  • Investir e não conseguir pagar as contas;
  • Alugar um espaço em ótima localização, mas com aluguel alto;
  • Não receber o número esperado de clientes e vendas;
  • Não conseguir lidar com todas as despesas e burocracias.  

E não para por aí: a ausência de tempo para resolver todos os problemas como gestão de pessoas, marketing e vendas e interação com o seu público levam ao seguinte cenário: crescimento de 7,6% na porcentagem de falências efetivamente decretadas no primeiro trimestre de 2017 (comparado ao mesmo período em 2016).

De todos os pedidos de falências, apenas 1% se referem às grandes empresas (com renda bruta anual acima de R$ 300 milhões, pelos critérios do BNDES) e 11% às médias (renda bruta anual de R$ 16 mi a R$ 90 mi). As pequenas (de R$ 2,4 mi a R$ 16 mi) representam a maior parte: 88%.

Quando se trata de falências decretadas, as pequenas representam 92% do total, e as médias, 8%. Não houve falências decretadas de grandes empresas.

Oportunidade única para aumentar o faturamento e se destacar

Por isso, a inauguração da 1001 Festas está agitando não somente seus clientes fiéis, mas também os empresários da região que oferecem produtos e serviços no ramo:

  • Buffet (popular, japonês, mexicano e outros);
  • Cerimonial;
  • Brindes personalizados (chinelos, canecas, copos, biscuits e outros);
  • Comidas caseiras e artesanais (churros, coxinha, brigadeiro, bem casado e bolo);
  • Convites;
  • Decorações diversas (cenário, tendas, tapetes, flores);
  • Drinks (barman, bebidas finas e distribuidores de bebidas);
  • Fotografia e filmagem;
  • Lembrancinhas prontas e personalizadas;
  • Mobiliário (aluguel de mobiliário, vasilhames, toalhas de mesa e outros);
  • Música (som, iluminação e DJ);
  • Recreação/animação;

Sabe-se que esse setor não para. O mercado de festas e cerimonial cresceu nos últimos anos e estima-se que tenha atingido quase 16 bilhões de reais em 2016.  Uma pesquisa da Associação Brasileira de Eventos Sociais (Abrafesta) revelou ainda que as festas de aniversário representaram 39% do faturamento e que, dentro desta porcentagem, 32% foram eventos para o público de 1 a 12 anos.

Esses empresários perceberam a oportunidade de expandir seu negócio de forma segura e a um custo altamente acessível.

Estão sendo oferecidos estandes para exposição de serviços e produtos a partir de apenas R$ 1.500,00 por mês.

Os boxes contam com disponibilidade para internet e telefone, além do empresário receber estrutura pronta de iluminação e tomadas.

A nova loja se encontrará num dos pontos mais conhecidos e movimentados de Belo Horizonte – entre a Rua Curitiba e a Avenida Oiapoque, no hipercentro da capital, por onde passam, por dia, mais de duas milhões de pessoas (37% da população).

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